Infelizmente acabou o verão… Época que é sinônimo de férias, de diversão, época pra relaxar e curtir a família, seja na praia ou em uma gostosa piscina de baixo do sol. E apesar de termos momentos incríveis também nas demais estações, é no verão que se aproveita ao máximo uma Piscina Perfeita.

Neste blogpost, nós vamos mostrar a você que o valor de uma piscina de alvenaria pode variar bastante, mas com certeza cabe nos mais diversos orçamentos, dos menores aos maiores. Ainda assim, muitos se assustam com a possibilidade de pagar caro ou questionam se realmente vale a pena. Mas antes de entender sobre essa questão, é importante saber que os preços dos diferentes tipos de piscinas são bem elásticos e variam bastante dependendo do tamanho, do tipo de material, da técnica e dos equipamentos empregados na construção.

Na verdade, tudo depende do objetivo e, consequentemente, do projeto. Elementos externos como iluminação, decoração e paisagismo podem exigir mais do seu bolso. Entretanto, há como planejar com orçamentos flexíveis e que se encaixem mais com a sua realidade. E então? Pronto para saber mais sobre a piscina de alvenaria e descobrir tudo que envolve seus custos de construção?

O que é uma piscina de alvenaria

A piscina de alvenaria é construída com paredes e piso feitos com pilares e vigas, blocos de cimento ou tijolos. Trata-se de um modelo tradicional, pois usa o método clássico de construção de piscinas. No entanto, essa característica não tira sua versatilidade, afinal, uma piscina de alvenaria pode ter o formato que você desejar; o que possibilita uma personalização completa.

Construção

Talvez o item que mais diferencie a piscina de alvenaria de outras é a sua construção. Naturalmente, ela leva mais tempo para ser concluída, influenciando no seu valor final. O processo começa pela contratação de um profissional capacitado, um engenheiro ou um arquiteto, que poderão ser indicados por lojas do ramo de piscinas. Na verdade, estas lojas podem te dar todo o suporte nesta etapa.

O próximo passo é a análise do terreno. O engenheiro responsável deve ter a certeza de que o solo é resistente o suficiente para receber a piscina e, para isso, deve fazer uma sondagem neste solo. É importante avaliar também se pode ou não haver movimentações que possam danificar ou colocar em risco a estrutura da nova piscina.

Definido o projeto arquitetônico e estrutural, vem a escavação do local adequado. Normalmente, qualquer terreno pode receber uma piscina de alvenaria, exceto aqueles que possuírem lençol freático intenso. A profundidade vai depender do seu desejo e das medidas de segurança cabíveis, já que o recomendado é não ser maior que um adulto de pé. Por isso, muitas pessoas costumam variar o nível, chegando a um máximo de 1,4 m. Mas o importante é seguir o projeto predefinido.

Após esta etapa, chega a hora de levantar a estrutura da piscina de alvenaria. Com a construção da fundação, a etapa seguinte é a execução dos pilares e das vigas, seguindo com os blocos estruturais da piscina.

O passo seguinte é o processo de revestimento e impermeabilização. Existem dois tipos: o rígido e o flexível. Novamente, é missão da empresa e do profissional responsável entenderem qual opção é a mais adequada, considerando pontos como se a piscina será elevada ou enterrada, entre outros.

Por fim, vem o acabamento, que pode ser feito com pastilhas ou azulejos. Veja a diferença:

  • AZULEJO é um padrão de revestimento clássico em piscinas de alvenaria. Costuma ser mais barato e sua aplicação é semelhante a de outros locais, como banheiros. se houver criatividade na aplicação, também conseguem resultados visuais muito bons.
  • PASTILHAS são elementos únicos, que exigem alto padrão de qualidade e meticulosidade na aplicação, mas o resultado final compensa muito. Elas dão um efeito incrível às paredes e ao fundo da piscina.

As vantagens da piscina de alvenaria

Como já mencionado, a principal vantagem da piscina de alvenaria é a versatilidade que ela proporciona a um projeto. A possibilidade de construí-la da forma que desejar é um fator muito atrativo para quem pensa em investir em uma piscina. É possível, por exemplo, respeitar as curvas da sua área externa, compondo um ambiente de lazer único. Você também pode inovar nas formas e desenvolver algo totalmente personalizado. Mas é claro, nada o impedirá de apostar na piscina retangular tradicional e ainda assim criar um ambiente bonito e aconchegante.

A durabilidade da piscina de alvenaria é outro de seus benefícios marcantes e notórios. Com os cuidados adequados e uma manutenção regular, ela pode durar até 30 anos sem intervenção. Ou seja, representa uma excelente relação custo-benefício para a sua família. Mas esse tempo de vida da piscina de alvenaria vai depender, entre outras ações, da sua atenção em relação a sua limpeza e conservação constante com produtos e equipamentos de qualidade para tratar da água. Produtos químicos de má qualidade ou a falta do equilíbrio químico podem provocar o acúmulo de agentes nocivos, como algas e bactérias; o que pode impactar diretamente na deterioração estrutural da piscina.

Por isso, faça questão de adquirir os melhores acessórios para limpeza de piscina. Eles vão auxiliar e facilitar o processo, proporcionando períodos maiores de lazer. Confira as principais ações de tratamento e manutenção:

  • A FILTRAÇÃO é o método mais conhecido de tratamento quando falamos de cuidados com água de piscinas. A filtração consiste no tratamento físico da água e corresponde a 50% da manutenção. O processo é de fundamental importância, pois é ele que realiza a oxigenação da água, retém as partículas em suspensão através da areia contida dentro do filtro e garante a homogeneização adequada dos produtos químicos.
  • A CLORAÇÃO é uma das mais importantes formas de tratamento da água. Aliado à filtração, o tratamento com cloro na quantidade ideal para o tamanho da sua piscina é o que vai manter a água com aspecto cristalino e livre de agentes nocivos. A dica que temos é o gerador de cloro EasyClor® da Nautilus, que realiza a cloração da piscina automaticamente, tirando de você aquele trabalhão de aplicar cloro manualmente na piscina quase todo dia. Ele é facilmente instalado na casa de máquinas e funciona com a circulação ou filtração, sem poluir visualmente a sua nova piscina de alvenaria.
  • O EQUILÍBRIO QUÍMICO da água funciona como um purificador contra aqueles agente nocivos que não se veem e que também não são capturados na filtração. Para equilibrar quimicamente a água (pH, alcalinidade, níveis de cloro e sal) e evitar a proliferação de algas, bactérias, fungos, vírus e larvas de mosquitos, uma ótima opção é utilizar o Kit Teste de Medição 4 em 1 da Nautilus.
  • A LIMPEZA FÍSICA é o procedimento de manutenção e limpeza pelo qual podemos ver mais nitidamente os resíduos removidos, além das manchas que eventualmente são deixadas por algas no revestimento das paredes e do fundo da piscina. É uma tarefa que deve ser feita constantemente com acessórios específicos de limpeza de piscinas, como peneiras e cata-folhas, aspiradores de fundo, esponjas etc. Nossa dica neste tipo de tratamento são os robôs de limpeza Aspira Max® são as melhores opções para o serviço: leves, econômicos e automáticos, realizam uma limpeza eficiente e completa.

Quanto custa uma piscina de alvenaria

No fim das contas, o custo de uma piscina de alvenaria vai depender de uma série de fatores. Entre os principais, destacam-se o projeto, os materiais e a mão de obra. Mas o valor investido para ter uma piscina desse tipo não deve considerar apenas a etapa de construção. Os gastos futuros com manutenção e limpeza devem ser somados.

Felizmente, temos aqui uma lista de produtos de limpeza para piscina que pode ajudar você a se organizar e controlar os gastos. No entanto, tudo pode trazer impacto no custo final. Mesmo porque diferentemente de uma piscina de fibra, cujo modelo é pré-fabricado e possui um valor fixo, a piscina de alvenaria oferece uma versatilidade construtiva que torna cada execução única. Ou seja, os valores variam de caso para caso.

Em média, calculamos que o custo de uma piscina de alvenaria de 4x8m seja de R$ 40.000,00. Porém, uma consulta com as revendas do ramo, arquitetos ou engenheiros pode ser bem mais esclarecedora para o seu caso, considerando suas necessidades, as particularidades do seu terreno e seu gosto visual!

E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre características, vantagens e custos de uma piscina de alvenaria? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a tomar sua decisão.

Para aprender mais, curta a nossa página no Facebook! Lá sempre tem conteúdo de qualidade sobre o mundo das piscinas, do planejamento à manutenção. Para completar, fique de olho também no nosso perfil do Instagram!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.