Ter uma piscina em casa é sinônimo de lazer e descontração. E a temperatura dela? Está sempre agradável? Que tal uma água morna para relaxar?

É mais fácil do que parece ter um aquecimento solar para piscina que cabe no seu bolso. Entenda melhor como essa tecnologia funciona e o que é necessário para usufruir dela!

O que é o aquecimento solar para piscina

Primeiro, é preciso entender do que se trata. O aquecimento solar para piscina é feito por meio de placas instaladas ao ar livre que são alcançadas pela luz do sol.

Essas placas coletoras são feitas de polipropileno extrudado — um material de alta resistência — e fabricadas em cores escuras, para reter mais facilmente o calor.

O mais comum é instalá-las em telhados e lajes. Elas também podem ficar no chão ou em estruturas montadas para suportá-las, de preferência voltadas para o norte geográfico de maneira que captem melhor a radiação solar.

O coletor recebe a radiação solar e transfere esse calor a água da piscina. Quando o controlador digital verifica esse ganho de temperatura, aciona a Motobomba e quando a temperatura chega no programado a Motobomba é desligada. Esse controlador é um item essencial para o coletor solar.

Com o  Coletor Solar Terma Sol, novo lançamento da Nautilus, você terá a sua piscina aquecida na temperatura certa para o lazer!

Quais são as vantagens

  • economia: a principal vantagem. Se você pensar que a energia que aquecerá a sua piscina virá do sol, isso significa gasto zero no processo. Claro que há o funcionamento da motobomba, mas se comparado com outros sistemas de aquecimento, ele tem o melhor custo-benefício;
  • sustentabilidade: utiliza energia solar, que é limpa e renovável, e não deixa resíduos;
  • fácil instalação: o equipamento é simples de ser instalado. No entanto, conte sempre com mão de obra especializada para garantir a durabilidade do seu aquecedor;
  • baixa manutenção: tudo que você precisa fazer é limpar as placas com água, sabão neutro e uma vassoura de pelos a cada seis meses. É simples e você pode fazer sozinho ou recorrer a um piscineiro;
  • versatilidade: pode ser utilizado em qualquer tipo de piscina: de vinil, alvenaria, fibra ou concreto. Serve para qualquer tamanho também. Apenas tome cuidado para usar a quantidade de placas adequada para cada tamanho e vazão de água.

Como fazer a manutenção de uma piscina aquecida

Observe se há vazamentos: eles podem ocorrer tanto na tubulação quanto nos painéis. Se houver, o reparo deve ser realizado apertando as conexões ou trocando, caso estejam desgastadas. Se a água não aquecer, pode ser algum problema na vazão ou obstrução na tubulação — nesse último caso, verifique tubos e conectores.

Uma dica é utilizar uma capa térmica, que manterá a temperatura da piscina por mais tempo.

Caso o coletor não esteja no telhado, observe se existem árvores, plantas ou construções por perto que possam cobrir as placas ou fazer sombra. Lembre-se que elas precisam dos raios solares para funcionar.

Como ter uma piscina aquecida o ano inteiro

O aquecimento solar para piscina precisa da incidência do sol para funcionar adequadamente. Por sorte, no Brasil, temos sol na maior parte do tempo. Porém, quando ele não aparecer, é só utilizar uma bomba de calor como a Aquahot Plus, que já pode estar instalada com o coletor solar, e aproveitar a sua piscina 100%.

Agora você já sabe como funciona esse sistema e como ele é prático, econômico e durável. O sol aquece as placas expostas, que, por sua vez, esquentam a água que circula pelos tubos e retornam para a piscina. Assim, a piscina fica quentinha, pronta para o banho. Aí é só aproveitar e chamar toda a família!

Neste artigo, você conheceu um pouco sobre o aquecimento solar para piscina. Que tal descobrir outras vantagens que os produtos da Nautilus podem oferecer?

[widget id=”media_image-17″]

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.