O sonho da piscina própria foi realizado e agora é só aproveitar com a família, certo? Errado! É preciso garantir manutenção, limpeza — química e física — e alguém para fazer tudo isso. Se você é daqueles que adora aprender e fazer por conta própria, ótimo. Se não é ou está sem tempo, a solução é contratar um piscineiro.

Cuidar de uma piscina nem sempre é tarefa fácil. É preciso ter tempo, conhecimento e paciência para executar todos os procedimentos essenciais. Por mais que você saiba fazer a manutenção e limpeza adequadamente, é melhor não arriscar a saúde da família e deixar o serviço com quem entende.

Neste artigo, vamos falar sobre quem é e o que faz um piscineiro. Lembre-se que a parte mais difícil já passou — a fase da construção —, e agora é necessário garantir que a piscina se mantenha em funcionamento e saudável. Assim, você poderá ter muitos momentos de diversão e relaxamento.

Como fazer a manutenção de uma piscina

Encarregue-se da sua manutenção começando pela limpeza da piscina.

Ela consiste no recolhimento de sujidades na superfície da água e limpeza nos entornos, inicialmente. Ou seja, limpe a parte externa antes, para não ter trabalho dobrado, pois o vento pode levar essa sujeira para a água.

O segundo passo é a escovação de bordas, paredes e fundo. Aqui, você soltará as partículas e o limo grudado para a próxima etapa, que se caracteriza pela aspiração de toda a piscina para recolher o que foi escovado. Só depois vem a parte química.

Nessa etapa, é importante conhecer quais são as quantidades exatas de produtos a serem aplicados, de acordo com o volume de água e tamanho da piscina.

É necessário conhecer os níveis de equilíbrio de pH (entre 7,2 e 7,6) e alcalinidade (entre 80 e 120). Também é preciso saber quanto de cloro adicionar para eliminar os micro-organismos sem prejudicar os banhistas.

O que faz um piscineiro

O piscineiro é o profissional capacitado para cuidar da sua piscina. Ele será o responsável por aplicar os produtos de limpeza na dosagem correta, equilibrando quimicamente a água e deixando-a cristalina e livre de impurezas. Ele tem o conhecimento necessário para realizar todas as etapas descritas anteriormente.

Na hora de contratar este técnico, tome algumas precauções. Dê preferência a empresas, pois são registradas e oferecem mais segurança, no sentido de terem um CNPJ e endereço fixo, o que tende a facilitar, caso haja alguma intercorrência. Procure também por referências: pergunte aos seus amigos ou em sua loja de produtos para piscina de confiança.

O fato de a empresa ter um químico responsável registrado no Conselho Regional de Química (CRQ) da sua região conta muitos pontos, pois garante que ela segue as normas técnicas, além de assegurar que o técnico tem o conhecimento fundamental para cuidar da sua piscina e da saúde dela.

Para o caso de autônomos, busque por um profissional certificado. Existem muitos cursos no mercado que qualificam pessoas para exercer essa função. Procure saber se ele tem os equipamentos necessários para a limpeza e o tratamento de piscina, peça por referências de outros locais em que ele já tenha trabalhado e, assim, se certifique de que faz a melhor escolha.

Outra dica é observar se a empresa ou o autônomo tem um site e redes sociais. Assim, é possível buscar por trabalhos anteriores, verificar os comentários de outros clientes e perceber se vale a pena fazer a contratação.

Manutenção de piscina na dose certa

Por fim, lembre-se que um piscineiro é um profissional qualificado para manter a sua piscina em perfeito estado.

Ele conta com os equipamentos adequados, faz dosagens químicas equilibradas, conduz uma limpeza eficiente e sabe a frequência de execução indicada para cada tipo de piscina. Assim, a sua área de lazer estará sempre pronta para receber a sua família e os seus amigos.

Com todas essas dicas, fica mais bem fácil ter uma piscina em casa, não é mesmo? Portanto, não perca tempo e comece logo a cuidar do seu espaço de lazer. E se você ainda tem dúvidas sobre quem será o responsável por isso, confira mais algumas razões para contratar um piscineiro!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.