Ter uma piscina em casa não é coisa de outro mundo. Ficou mais fácil conseguir construir. Quem tem, sabe o quanto é bom curtir um tempo em família e com amigos, e com os produtos certos para cuidar bem da sua diversão será mais proveitoso ainda. 

Primeiramente, você precisa saber que alguns produtos para piscina podem ser comprados apenas uma vez, salvo nos casos em que quebrarem. Outros devem ser comprados em quantidade, pois saem mais em conta.

Mas quais são eles? Vamos falar sobre isso neste artigo e dar dicas sobre a melhor época para comprá-los. Acompanhe para saber como garantir uma piscina limpa e funcional o ano inteiro!

Quando comprar produtos para piscina

Quando falamos em produtos para piscina, estamos englobando elementos químicos e físicos. Ou seja, equipamentos também fazem parte.

Equipamentos de manutenção e limpeza

Sabemos que para uma piscina funcionar, é necessário que tenha um filtro de limpeza e uma motobomba, pelo menos. Nesse caso, normalmente, eles são adquiridos no momento da construção. Indicamos o inverno para realizar esse serviço, pois é um momento em que as chuvas estiam e a mão de obra é menos requisitada, o que agiliza o processo.

Sabemos que os dias mais quentes são aqueles em que as pessoas mais utilizam suas piscinas. No entanto, a manutenção deve ocorrer em todos os meses do ano.

Pensando nisso, podemos dizer que os meses frios devem ser reservados para a compra dos equipamentos e produtos mais utilizados. Ou seja, cabo telescópico, mangueira flutuante, escovas, peneira, skimmer, ralos e aspiradores de fundo podem ser adquiridos no inverno ou na primavera.

Se sua piscina não é automatizada, você pode investir em alguns equipamentos que facilitarão sua vida, como geradores de cloro, robôs de limpeza, dosadores de cloro, ozonizadores e cloradores flutuantes. Por serem produtos que precisam ser comprados apenas uma vez, também é interessante planejar essa aquisição para um período onde a utilização da piscina será menor.

Tenha em mente que muitas pessoas só desfrutam de espaços com piscina no verão; então, não pensam tanto neles no restante do ano. Por exemplo, a primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão. Logo, é ideal para fazer os últimos ajustes na sua piscina.

Tente fazer um checklist durante esse período que antecede o verão e use o tempo a seu favor. Verifique tudo que ainda precisa ser realizado para desfrutar da piscina e aproveite o momento para comprar o que está faltando antes da chegada do calor.

Itens decorativos

Falamos de manutenção e limpeza de piscina, mas não mencionamos a decoração. É importante avaliar a melhor época para dar uma repaginada na sua área de lazer também.

Já comentamos que o melhor período para as obras são os meses de inverno. Então, instalar uma cascata, mudar a iluminação ou até mesmo incluir um bar na piscina segue a mesma lógica.

Você pode começar a pensar nisso assim que acabarem as férias e/ou o verão.

Pegue sugestões da família durante a temporada de uso e pense no que você gostaria de melhorar para ter a piscina perfeita!

Alguns produtos possuem data de validade

Certos produtos para piscina requerem mais cuidado, pois possuem data de validade, como kits de medição de pH e alcalinidade, onde seus reagentes podem durar até dois anos. É bastante tempo e, nesse caso, o período ideal ainda será o frio, mas é bom ficar atento.

Pense agora naqueles produtos para piscina que são utilizados frequentemente e acabam.

Estamos falando de elemento filtrante — areia ou zeólita —, cloro, limpa bordas, balanceadores de pH e decantador.

Geralmente, eles são vendidos por quilo ou litro e têm uma durabilidade maior ou menor, de acordo com o tamanho da piscina e volume de água. Costumam durar bastante, sempre respeitando sua data de validade. Mas, nesses casos, você pode adquirir sempre que precisar.

Planeje e aproveite o ano inteiro

De maneira geral, as estações frias são a melhor época para comprar produtos para piscina. Mas você pode começar a planejar em qualquer mês e ir pesquisando o que precisa para melhorar sua área de lazer.

Entretanto, alguns produtos que são vendidos em litros ou quilos terminam e, se você não tem um grande espaço para armazenamento, não pode comprar grandes quantidades. Nesse caso, é preciso renovar os estoques sempre que eles estiverem acabando.

Então, planeje o ano inteiro, compre nos períodos indicados, coloque a manutenção e limpeza em dia e aproveite todas as estações. Lembrando que o verão é o período em que a piscina é mais utilizada e, quando o calor chega, tudo precisa estar pronto.

O importante é não ficar nenhuma dúvida sobre quando adquirir os produtos que você precisa. Mas caso tenha ficado, conte sempre com o apoio de um revendedor de confiança e consulte esse profissional sempre que precisar.

Seguindo essas dicas, não tem como errar. Gostou delas? Então, aproveite para começar a planejar o próximo verão e procure o revendedor mais próximo!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.