A piscina com borda infinita ficou famosa por ter um visual luxuoso e marcar presença em hotéis, resorts ou casas de alto padrão. No entanto, ela se tornou mais popular nos últimos anos. Com isso, quem tinha vontade de construir passou a considerar essa opção para o seu projeto. Afinal, o efeito visual é realmente único. 

Por isso, dependendo do projeto, vale a pena sugerir ao cliente investir nesse modelo. Se ele já chegar com essa ideia, melhor ainda! É a oportunidade que você tem de projetar uma piscina diferente e exercitar sua criatividade. 

No entanto, a piscina com borda infinita tem um método construtivo específico e exige alguns cuidados únicos. Por isso, no artigo de hoje, vamos relembrar alguns pontos relevantes sobre ela. Entenda o que é e quais são as recomendações!

O que é a piscina com borda infinita

A piscina com borda infinita possui um sistema de reabastecimento de água, possibilitando que uma de suas bordas seja menor que as outras, o que dá a impressão de não ter fim. Por isso, é muito utilizada para complementar a decoração de uma área externa.

Esse detalhe faz toda diferença e o efeito visual costuma ser bastante impactante. Normalmente, a piscina com borda infinita é construída em terrenos com declives, com vista para o mar, rios ou represas, ou ainda em sacadas de edifícios. Dessa maneira, é possível ter uma visão panorâmica da paisagem.

Também é possível construir uma piscina com borda infinita em um terreno plano. No entanto, essa escolha pode inflacionar os custos, pois será necessário elevar as bordas para além do nível do chão.

A piscina com borda infinita exige um projeto um tanto mais arrojado que uma convencional. O que a difere, principalmente, é a sua estrutura. Por isso, o valor costuma ser um pouco mais elevado que o normal.

Isso acontece porque, para dar o aspecto infinito à borda, é necessário construir uma calha no lado externo, que receberá o caimento da água. Assim, além do material e da mão de obra, devem ser considerados motobombas, tubulações e reservatório para compor o projeto. 

Como projetar uma piscina com borda infinita

Antes de projetar uma piscina com borda infinita, é importante considerar que ela possui mais componentes que os modelos convencionais.

Um dos principais é o próprio sistema de bombeamento. Por meio dele, a água é levada de volta ao interior da piscina. Com isso, o volume da água é constantemente maior do que a piscina comporta, causando o transbordamento pela parede mais baixa.

Consequentemente, a água verte sobre essa parede em direção ao reservatório, criando o efeito de borda infinita que atrai tantas pessoas interessadas em construir uma piscina dessas em suas casas.

Esse sistema, conhecido como vertedouro, exige a utilização de motobombas para que o fluxo de água aconteça da forma recomendada. Normalmente, são equipamentos com potência menor que aqueles necessários em sistemas semelhantes, como os de cascatas. Para entender qual será ideal, é preciso avaliar e calcular, entre outros fatores, a vazão e a perda de carga decorrente da passagem de água pela tubulação e pelas conexões hidráulicas.

Além disso, é importante entender que há duas possibilidades de se realizar o bombeamento:

  1. a primeira é direto pelo cocho (local onde cai a água que transborda), onde a sucção por meio da motobomba é feita diretamente, encaminhando a água de volta à piscina;
  2. a segunda conta com uma canaleta ou calha, que recolhe a água excedente e a encaminha a um reservatório. Então, ela é redirecionada à piscina.

Em ambos os casos, é necessário que o responsável técnico realize os cálculos para entender qual o melhor tamanho para o cocho, a calha e o reservatório.

No mais, a dica é caprichar na decoração. A piscina com borda infinita proporciona uma série de diferentes opções visuais, seja em uma casa ou um apartamento. A possibilidade de fazer uma das paredes ser de vidro, por exemplo, abre um leque de alternativas visuais incríveis!

Itens como a iluminação para piscina, por exemplo, não podem faltar, pois enriquecem o projeto.

Como cuidar de uma piscina com borda infinita

Que uma piscina precisa de produtos químicos de qualidade para limpeza e manutenção, todos sabem. No caso da piscina com borda infinita, a atenção não deve ser diferente.

Sem os cuidados certos e as quantidades adequadas, a qualidade da água pode decair, prejudicando o lazer e a saúde de todos. Por isso, indicar os produtos químicos certos para os seus clientes é essencial! Aqui, uma opção válida é utilizar um gerador de cloro, que faz essa cloração da água de forma automática.

E então, conseguiu entender mais sobre as características da piscina com borda infinita, um modelo único e elegante? Esperamos que as nossas dicas ajudem em seu próximo projeto.

Quer receber mais dicas de projetos e construção? É só curtir a nossa página no Facebook!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.