O que você vai ler neste artigo:


Quem tem uma piscina em casa ou no seu negócio sabe da importância de mantê-la sempre limpa e bem cuidada. Para aproveitar bem a diversão e momentos de relaxamento para a família ou para os clientes, o mais natural é cuidar bem da limpeza de piscina para garantir essas qualidades.

Conheça as principais técnicas, produtos e ferramentas para sua limpeza de piscina, proporcionando uma água 100% limpa:

Os principais processos para garantir a limpeza da piscina

Filtração da água

Ninguém quer uma piscina com nenhum tipo de partícula boiando na superfície, não é mesmo?

A filtração da piscina é o processo que limpa a água e a mantém limpa desse tipo de impurezas insolúveis. Na prática, um filtro de água para a limpeza da piscina é o que impede materiais como folhas, terra e grãos de poeira de causarem sujeira.

Esse processo de filtração acontece na “casa de máquinas” das piscinas, onde uma bomba é a responsável por atrair os materiais sólidos que ficam retidos pelas cargas de areia ou de Zeólita dos filtros. Apenas para sua informação e curiosidade, saiba que a Zeólita Nautilus é formada por material vulcânico super fino, que retém partículas de até 5 micra, enquanto a areia consegue reter partículas de apenas 20 micra. Ou seja, a Zeólita deixa sua água ainda mais cristalina

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Leia nosso artigo sobre o tema aqui.

Tratamento químico e físico da piscina

Existem dois processos que podem resumir o necessário para a limpeza de piscina correta: o tratamento químico e o físico.

O tratamento físico envolve, por exemplo, a filtração ada água. Além disso, para cuidar dos resíduos físicos da piscina, você também pode apostar em aspiradores e peneiras apropriados, para recolher materiais indesejados como fios de cabelo, folhas, insetos, galhos e outros.

Em paralelo a esse tratamento, também é importante cuidar da parte química. A manutenção da piscina requer equilíbrio entre materiais químicos que devem ser utilizados para conversá-la limpa e saudável.

Os ajustes do pH da água, da alcalinidade e do cloro são bons exemplos de processos fundamentais. Eles têm como missão eliminar microrganismos e bactérias, deixando a sua piscina própria para o uso. Além disso, o tratamento químico correto representa economia de recursos, diminuindo a necessidade de troca da água e tempo adicional de uso dos equipamentos de filtragem, o que significa menor gasto de eletricidade.

Uso do cloro na piscina

Esse é um velho conhecido de quem se preocupa com limpeza de piscina. Quando bem utilizado, o cloro é uma alternativa eficaz e ecologicamente amigável para seu tratamento.

Esse material é o que age na eliminação de odores, removendo bactérias nocivas e oxidando a água da piscina.

Apesar disso, é importante que você conheça soluções inovadoras que auxiliam na cloração de água de forma automatizada, como os geradores de cloro EasyClor® da Nautilus, que funcionam a partir apenas de doses de sal adicionado à água, transformando por hidrólise o sal em cloro, dosando a quantidade certa do produto e o aplicando apenas na hora certa. Outra vantagem importante desse tipo de equipamento, diante da necessidade de usar o cloro, é que a automatização elimina a exposição de pessoas ao manuseio do material em estado puro, que pode comprometer a segurança e a saúde de quem o utiliza.

Mantendo o PH correto da água

PH significa Potencial Hidrogeniônico, ou seja, a quantidade de hidrogênio concentrada e presente na água. Para manter a saúde das piscinas, o PH da água deve ser balanceado, mantido entre 7,2 e 7,6 na escala que vai de 0 a 14.

Manter o pH da água da piscina, que pode estar ácida, alcalina ou neutra, é essencial para garantir a qualidade da água e a durabilidade da sua piscina. Falando assim, em termos químicos, essa parte da limpeza de piscina pode parecer muito difícil, mas não se assuste! Existem vários produtos que cumprem a tarefa de manter o PH correto da água.

Para ajustar manter o pH da água da piscina, experimente usar kits solução Nautilus, conforme os resultados encontrados, realizar a dosagem dos produtos necessários.

Quais produtos e processos utilizar?

Diante de todas as opções, é importante ressaltar que todas as ideias apresentadas acima são complementares. 

Para cuidar tanto do tratamento físico quanto da parte química na limpeza de piscina, busque fornecedores que ofereçam um mix de produtos que cubra todos os cenários.

Vale combinar todos os esforços desde a filtração até a manutenção do PH para garantir uma piscina completamente segura, com água 100% saudável.

Onde encontrar os produtos certos para sua limpeza de piscina

Agora que conheceu as principais opções para manter sua água 100% limpa, resta encontrar os produtos que descrevemos. Conheça as soluções mais completas para limpeza de piscina no catálogo da Nautilus.

Confira aqui, em um só lugar, tudo que você precisa de mais seguro e inovador para garantir os bons momentos na sua piscina.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.