A pandemia do coronavírus abalou a rotina do mundo inteiro. Já são milhares de casos registrados por todo o planeta. No Brasil, ela está na chamada segunda onda e, desde março do ano passado, governos municipais, estaduais e o federal estão tomando algumas atitudes não populares, mas que acreditam ser importantes para conter a proliferação da doença.

Uma das medidas é o distanciamento social. Com isso, empresas, escolas e faculdades suspenderam ou flexibilizaram suas atividades para que a maior quantidade de pessoas possa ficar em casa. Assim, espera-se não acumular casos em hospitais para que não faltem leitos aos casos graves.

Outras boas práticas, segundo o Ministério da Saúde, incluem:

  • limitar aqueles do grupo de risco (pessoas de idade ou com doenças crônicas) ao ambiente domiciliar;
  • lavar bastante as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
  • não compartilhar objetivos pessoais (talheres, copos, celulares etc.);
  • deixar os ambientes bem ventilados; e
  • cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar.

Neste momento de atenção, é importante que toda família mantenha a calma e permaneça unida. Afinal, sabemos que o distanciamento é uma novidade para muitos. E em muitos lares, onde o convívio diário não é constante, atritos podem surgir. Para evitar situações assim e tornar esse momento mais leve, reunimos algumas ideias do que fazer em casa para ocupar a mente e o corpo. Que tal conferir?

Como se ocupar de maneira segura durante a quarentena do coronavírus

Seja para quem vai ficar livre ou trabalhar e estudar em casa, é essencial se manter ocupado. Confira nossas dicas!

LEIA

Uma ótima atividade para se realizar na quarentena contra o coronavírus é a leitura. Para estudantes, é uma alternativa para se manter em dia com os estudos. Para os demais, é a hora de retomar aquele livro parado ou iniciar uma obra que aguarda na estante ou no leitor digital.

ASSISTA A FILMES E SÉRIES

Às vezes, a gente só quer relaxar, certo? Em tempos de combate ao coronavírus, uma ideia boa é ver filmes e séries. Aproveite sua conexão com a internet e assine plataformas de streaming como Netflix ou Amazon Prime Video. Alguns canais de televisão pagos também estão disponíveis gratuitamente.

FAÇA CURSOS DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

E se você pudesse qualificar seu currículo, se preparando para o mercado de trabalho que o espera lá na frente? Aproveite para investir em cursos de qualificação e conquiste novas competências durante a quarentena.

(RE)ORGANIZE SUA CASA

A vantagem de ficar tanto tempo em casa é que você tem mais flexibilidade e disposição para organizá-la. Além de estimular arrumação e limpeza, a quarentena permite rearranjar seus móveis, criando ambientes que sejam diferentes e melhorem a estadia prolongada.

APROVEITE SUA PISCINA

Relaxar e se divertir ainda é possível! Caso você e sua família tenham uma piscina em casa, podem usufruir de momentos de descontração. Inclusive, eles são ótimos para esquecer por um tempo do coronavírus.

Falando nisso, é importante esclarecer: não há nenhuma evidência de que água da piscina clorada possa transmitir o vírus.

O importante é evitar as aglomerações. Portanto, não frequente piscinas compartilhadas de condomínios e nem as públicas. Em casas com crianças e adolescentes, a piscina é uma aliada, pois pode mantê-los entretidos por muito tempo.

Para as crianças, sugerimos brincadeiras mais lúdicas, como:

  • marco polo;
  • caça ao tesouro;
  • competições de natação;
  • bola musical;
  • elefantinho colorido.

No caso dos adolescentes, uma boa é apostar em atividades mais esportivas, como:

  • frescobol;
  • vôlei aquático;
  • queimada;
  • basquete aquático;
  • polo aquático.

Já os adultos podem utilizar a piscina para relaxar e manter os exercícios em dia, substituindo as idas à academia. Você pode praticar natação, hidroginástica, ginástica com espaguetes, caminhada etc. No entanto, lembre-se de garantir a limpeza da piscina com os produtos e equipamentos adequados e sempre em dia. Só assim é possível preservar a saúde da família.

Agora que você tem uma lista de atividades para realizar durante nossa luta contra o coronavírus, basta colocar as suas favoritas em prática. Esperamos que essas dicas ajudem você e sua família a descontraírem neste momento tão delicado. No entanto, atente-se sempre aos avisos das autoridades por meio dos canais oficiais e de veículos de imprensa.

Gostou do conteúdo? Então, ajude-nos a levar mais leveza para outras famílias e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.