Você já ouviu falar em um mineral chamado Zeólita? Se é proprietário de uma piscina ou atua no ramo, com certeza já ouviu. A segunda pergunta é:  você já utilizou a Zeólita no tratamento da piscina? Bom, se ainda não utilizou sugiro começar, nem que seja só uma experiência, porque certamente você terá um poderoso aliado na limpeza das impurezas e resíduos presentes na água.

Já é sabido que o Filtro é o equipamento essencial para o tratamento físico da piscina. Mas nem todo mundo se lembra o elemento filtrante, que precisa ser pensado antes mesmo da compra do próprio Filtro. Existem alguns tipos de elemento filtrante no mercado e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você avaliar e comparar antes de escolher aquele que mais se alinha às suas necessidades.

O elemento filtrante mais conhecido e mais usado é a Areia, mas ela pode ser facilmente substituída pela Zeólita, com algumas vantagens importantes. A Zeólita pode ser natural, extraída diretamente de rochas vulcânicas, ou sintética, criada a partir de compostos químicos com pressão, temperatura e tempo de produção controlados. A forma utilizada no tratamento de piscinas é a natural.

A Zeólita é prática de ser manuseada e aplicada ao Filtro, além de ser muito fácil de encontrar em casas especializadas em produtos para piscinas. Se você ainda não utilizou, conheça um pouco mais sobre ela e entenda como funciona.

O que é Zeólita?

Já sabemos que a Zeólita é um elemento filtrante utilizado no tratamento da piscina. Mas agora vamos conhecê-la um pouco mais a fundo, a fim de entender melhor porque ela é tão eficiente.

A consistência da Zeólita é porosa e ela possui diferentes granulometrias. É exatamente essa porosidade que faz com ela retenha tão bem as partículas impuras e os resíduos. Ou seja, quando a água é recirculada dentro do Filtro, os compostos passam através da Zeólita, que atua como uma poderosa peneira e retém o que não deveria estar ali; e tudo com um desempenho de retenção cerca de 8 vezes maior do que a Areia.

Por que é melhor utilizar a Zeólita no tratamento da piscina?

EFICAZ
Como já vimos, a Zeólita é mais eficaz, pois atua melhor na retenção de partículas menores, além de manter a água ainda mais limpa, cristalina e pronta para uso. Enquanto a Areia retém materiais de até 20 micras, a Zeólita retém aquelas de até 5,0 micras, garantindo um resultado muito mais satisfatório.

ECONÔMICA
A Zeólita é mais econômica no sentido de que a sua retrolavagem é realizada em menos tempo, gerando menor consumo de energia. Fora que se a água está mais limpa, pela sua eficácia nesse processo, o tratamento da piscina de forma geral será bem mais fácil, pois bordas e fundo também serão beneficiados com menor acúmulo de resíduos.

ECOLOGICAMENTE CORRETA
totalmente ecológico, ele é um mineral natural, não polui e não deixa resíduos. Além de não trazer riscos à saúde da sua família, pois pode ser manuseada livremente, sem causar qualquer sintoma ou mal estar.

ADEUS CLORAMINAS!
A Zeólita atua no tratamento da piscina diminuindo a possibilidade de formação das cloraminas, um subproduto da ação do cloro que é responsável por deixar aquele cheiro forte, que ainda agride pele, olhos, mucosas e até as roupas de banho dos banhistas.

Segue aqui mais uma dica pra você: saber qual o melhor momento de fazer a troca da Zeólita. Observe se a filtração não está retendo como antes, se muitas partículas têm retornado para a água. Se for o caso, está na hora de fazer a retrolavagem do Filtro e elemento filtrante, ou ainda, substituir a Zeólita.

Agora que você já conhece a Zeólita, sua origem, utilização e como ela pode te ajudar, fica mais fácil. Lembre-se de que o tratamento da piscina é um processo essencial para garantir a saúde da família. Ela precisa ser realizada constantemente e de acordo com o tipo, tamanho e frequência de utilização.

Se gostou da dica sobre o elemento filtrante e quer utilizar a Zeólita no tratamento da piscina, adquira um produto de qualidade e uma marca de tradição no mercado. A Nautilus é certificada dentro dos padrões de qualidade e normas ISO 9001, garantindo excelência, tranquilidade e saúde pra família toda.

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.