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Uma loja de sucesso não é feita só por produtos de qualidade e clientes que querem comprá-los. O time de vendedores também é essencial para oferecer as melhores soluções para os consumidores e impulsionar os resultados do negócio.

Por isso, o lojista precisa saber exatamente como treinar sua equipe de atendimento ao cliente.

Veja, a seguir, as principais dicas de como treinar vendedores para vender mais e oferecer uma experiência incrível para os clientes da sua loja!

Entender as necessidades dos clientes

O primeiro passo no manual do bom vendedor é entender de verdade do que o seu cliente precisa.

Não adianta querer “empurrar” qualquer produto. Só dá para conquistar mesmo o cliente com aquilo que atende de verdade às suas necessidades.

Mas os lojistas que trabalham com equipamentos para piscinas terão em seu estoque alguns produtos importantes que todo cliente deve ter. Por exemplo, toda pessoa que tem uma piscina em casa vai precisar de produtos para deixar a água saudável. Isso é uma vantagem que precisa ser bem explorada.

Mesmo assim, é imprescindível oferecer apenas o que o cliente necessita de verdade – e no momento certo para ele. Por isso, treine os vendedores a fim de que eles conversem com o cliente para entender exatamente por que ele está ali, o que ele precisa naquela hora e o que pode complementar suas necessidades.

Como abordar os consumidores

Como consumidor, quem nunca se irritou por causa da abordagem de um vendedor de loja?

Vendedores agressivos ou negligentes demais podem atrapalhar as vendas e espantar clientes de qualquer loja. Por isso, novamente, precisamos falar sobre como treinar vendedores para chegar se apresentando ao consumidor.

É importante sempre abordar de forma gentil e com a sutileza certa. Relembrando o passo acima, só iremos oferecer o que o cliente pode precisar, então não faz sentido querer chegar de forma agressiva, incomodando-o.

Canais de venda disponíveis

Uma venda é fechada na abordagem cara a cara com o cliente, mas não se limita à interação presencial na loja. Muito do processo de venda pode acontecer antes mesmo ou depois do cliente chegar até você ou por canais diversos.

Por isso, é importante que os vendedores dominem os canais de vendas disponíveis para chegar até o consumidor e atraí-lo. Além da abordagem presencial, canais como e-mail e até o WhatsApp podem ser usados para conversar com o cliente e oferecer soluções a ele.

O vendedor precisa estar ligado nesses canais para entender como o consumidor conheceu a loja, se já conversou com ele e como pode ser abordado por todos os canais disponíveis.

O que oferecer para o seu cliente

Já sabemos que o ideal é oferecer ao cliente exatamente o que ele precisa, mas o que seria exatamente isso?

Em primeiro lugar, o vendedor deve conversar para conhecer a fundo o cliente a fim de saber o que propor a ele. A partir desse conhecimento da situação do consumidor, o vendedor vai pensar rapidamente no que ele pode precisar.

Como já dissemos, podemos partir da hipótese de que todos querem uma piscina limpa e segura, mas é possível ir além. Para oferecer mais ao cliente, fique atento a características pessoais que ele pode te contar. A um casal com filhos, por exemplo, o vendedor pode ofertar uma série de equipamentos auxiliares de segurança para crianças. Por isso, para vender mais e melhor, fique atento às informações que o próprio cliente pode te dar. A partir delas, ofereça os produtos que aderem à sua realidade e crie uma experiência de compra memorável.

Como treinar vendedores com ajuda da Nautilus

Até aqui vimos dicas de como treinar vendedores da sua loja no dia a dia e prepará-los para vender cada vez mais. Que tal executar todas as ideias acima e ainda contar com uma ajuda externa decisiva?

A Nautilus oferece exatamente isso para seus clientes. Quem revende equipamentos para piscinas da marca tem direito a um treinamento de vendas especial. A Nautilus garante aos vendedores da sua loja o conhecimento necessário sobre os produtos para oferecer a melhor solução aos clientes da loja de piscinas.

Quer saber mais? Fale com a Nautilus para entender as vantagens.

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