Quem tem uma piscina em casa sabe a importância de fazer manutenção periódica e mantê-la limpa. Principalmente quem tem crianças e a utiliza muito. O cloro para piscina é essencial nesse processo e, inclusive, é o produto mais utilizado por piscineiros e proprietários.

Sua principal função é agir eliminando micro-organismos prejudiciais à saúde, por meio de uma reação química. Ou seja, ao ser adicionado à água, o cloro para piscina se dissocia e forma outros subprodutos. Esses agirão matando bactérias e deixando o ambiente limpo.

Comumente, o cloro para piscina é adquirido em baldes ou sacos e não dura muito tempo. Assim, você tem que se preocupar em repor e ele tem um custo que onera o orçamento mensal.

Além disso, é preciso manipular diretamente o produto químico, o que traz riscos à saúde. O ideal, nesse caso, é optar por um gerador, que tem apenas um valor inicial de aquisição e evita o manuseio do cloro.

O gerador é um equipamento que produz cloro a partir do sal. Ele é composto por uma caixa de comando, onde você poderá acompanhar os níveis de sal na água e repor quando necessário. Completa o aparelho a célula eletrolítica — onde será detectada a circulação da água que iniciará o processo de geração.

Saiba mais!

Como funciona o gerador de cloro para piscina

O equipamento é bem simples de ser utilizado e acaba de vez com a compra mensal de cloro. Ele é instalado na casa de máquinas e funciona com o processo de filtração. Portanto, sua única preocupação será encontrar um profissional confiável para realizar a instalação.

Após instalado, o dispositivo gerará o cloro para piscina a partir do sal adicionado à água, sendo que a quantidade ideal é de 3 gramas por litro. O processo é conhecido como eletrólise. Nele, quando a corrente elétrica é aplicada à água com sal, ocorre a quebra das moléculas, que se reagrupam formando o Hipoclorito de Sódio (cloro).

Vantagens e benefícios do gerador de cloro

Economia

Após adquirido o equipamento, o único gasto será com a aquisição de um sal especial para piscinas. Ele tornará o tratamento da água muito mais eficiente e econômico, pois só precisa ser reposto em, aproximadamente, um período de três a quatro meses. O investimento inicial será compensado em pouco tempo e, portanto, já valerá a pena.

Não polui o ambiente

Como ele gera o cloro a partir de um sal mineral, não deixa resíduos na piscina da sua casa.

É um processo cíclico: a molécula de sal se quebra e se transforma em cloro, que, por sua vez, volta a se tornar sal. Com isso, você estará garantindo a saúde da sua família e do ambiente.

Praticidade

Você não terá nenhum trabalho após a instalação, pois todo o funcionamento do gerador é automático. O máximo que poderá acontecer é a reposição do sal a cada quatro meses.

Isso ocorre, pois há uma perda de sal através do processo de drenagem da água na aspiração, lavagem da areia ou quando chove e a piscina transborda. Lembrando que o painel de controle do dispositivo avisa quando a concentração está baixa.

Segurança

Aqui, você não tem como errar na dosagem de cloro para piscina, pois o equipamento faz todo o trabalho de forma automatizada e sem margem de erro. Isso contribui para evitar a água verde, que é causada pela presença de algas ou pelo tratamento inadequado.

Uma dica é controlar o pH da piscina. Isso é importante para a ação do cloro, pois é seu nível que determinará o grau de eficiência do produto. Se o pH estiver muito alto, levará mais tempo para o cloro agir sobre os micro-organismos e, consequentemente, sua eficiência diminuirá. Portanto, fique atento, pois todas as etapas da manutenção são importantes.

Quando for comprar seu gerador de cloro, observe se o modelo que você tem em vista é adequado ao tamanho da sua piscina, pois a capacidade do produto varia de acordo com o volume de água. A boa notícia é que as diferentes opções disponíveis no mercado são compatíveis com quase qualquer tipo de piscina.

A Nautilus é uma empresa que fabrica geradores de cloro e trabalha de acordo com as normas de qualidade da ISO 9001. Ela produz dois modelos que podem ser utilizados em piscinas residenciais ou comerciais. O EasyClor G-4 atende piscinas residenciais ou comerciais e é fabricado em dois modelos. Recomendamos procurar uma revenda para indicação de qual deles atenderá suas necessidades.

Encontre a loja mais próxima de você e conheça o EasyClor ainda hoje!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.