Não é novidade que uma água de piscina limpa e cristalina é muito mais saudável para banho, pois isso evita reações alérgicas e também várias doenças, tanto no contato com a pele quanto numa eventual ingestão dessa água. Ainda assim, ao contrário do que muitos imaginam, uma água com aquela linda cor azul reluzente, com aquela aparência cristalina como um espelho, nem sempre é sinônimo de pureza e saúde. Se os cuidados de filtração, cloração e medição e controle dos parâmetros químicos não forem realizados periodicamente, a água não estará própria para banho, mesmo parecendo uma pintura de um magnífico oásis em Dubai.

1 | FILTRAÇÃO

Sim, falamos acima da filtração, que é um dos tratamentos mais importantes da piscina, o tratamento físico. Sem ele, não existe tratamento químico que se conclua sozinho. Um depende do outro para fazer um trabalho realmente eficaz. E este método também acaba sendo automático se o usuário instalar um timer na motobomba. A limpeza da água na filtração funciona mecanicamente pelo sistema hidráulico, por meio da motobomba que leva a água ao filtro e a traz de volta para a piscina, em um ciclo de limpeza altamente satisfatório, retendo, nos elementos filtrantes areia ou zeólita, micropartículas que as outras ferramentas de manutenção não conseguem reter. Se quiser mais informações sobre o filtro ideal para a sua piscina, veja o artigo Filtro para piscina: como escolher o ideal para você

2 | CLORAÇÃO

Este segundo método automático de tratamento envolve a cloração da água, necessária para eliminar micro-organismos e outros agentes nocivos à saúde que não são eliminados na filtração. O cloro, que habitualmente é aplicado na água nas formas líquida ou granulada, é produzido automaticamente pelo gerador de cloro EasyClor® durante a filtração, aproveitando o fluxo de circulação da água.

O gerador de cloro EasyClor® é super simples de instalar e de configurar, acabando de vez com o manuseio e com o armazenamento de cloro. O equipamento é instalado na casa de máquinas, acoplado ao sistema hidráulico e funciona automaticamente, dependendo apenas da configuração da produção do cloro para o volume da sua piscina. O dispositivo gera o cloro a partir do Sal Especial Nautilus que é adicionado à água da piscina (proporção de 3 gramas por litro) em um processo conhecido como eletrólise. Durante esse processo de reação química, quando a corrente elétrica é aplicada à água com sal, ocorre a quebra das moléculas, que se reagrupam formando o hipoclorito de sódio, mais conhecido como cloro.

Econômico
O único custo será com o Sal Especial para Piscinas Nautilus, que deverá ser aplicado à água da piscina somente em um intervalo de três ou quatro meses, e com uma carga bem inferior à da primeira adição (aproximadamente 30% menor). Assim, o investimento no equipamento é compensado em pouco tempo.

Imperceptível
Ao contrário do que muita gente pensa, com o EasyClor® funcionando a água da piscina não fica salgada como a água do mar. Na verdade, ela fica tão salina quanto uma lágrima humana, ou seja, quase não se percebe a salinidade.

Não poluente e autossustentável
O gerador de cloro EasyClor® atua a partir de um sal mineral, que não deixa resíduos na água da piscina. É um processo cíclico em que a molécula de sal se quebra e se transforma em cloro. Depois de um tempo, ela volta a se tornar sal e o ciclo se reinicia, mantendo a água sempre clorada, na medida certa.

Prático
A reposição de sal lhe oferece um intervalo longo, de três ou quatro meses. Isto porque geralmente há uma perda da água com sal durante o processo de drenagem na aspiração ou na lavagem da areia, ou ainda no transbordamento ocasionado pelas chuvas. Mas o equipamento ainda conta com o painel de controle, que avisa quando a concentração de sal está baixa.

Segurança
Não há como errar na dosagem de cloro da água da sua piscina, pois o EasyClor® faz todo o trabalho de forma automatizada e sem margem de erro. Ocorre que o equipamento possui funções que permitem aumentar ou diminuir a produção de cloro conforme a necessidade. Como cada piscina possui uma dinâmica de uso, o uso do Kit Teste de Medição da Nautilus é fundamental para analisar a quantidade de cloro na água e ajudará o usuário na configuração do EasyClor® com a produção do cloro na medida que sua piscina precisa.

Isso também contribui para evitar a famosa água verde, causada pela presença de algas ou pelo tratamento inadequado.

3 | LIMPEZA COM ROBÔS

Basta ligar o robô de limpeza na tomada e deixar que o equipamento faça o trabalho por você. Considere que os parâmetros químicos da água da piscina devem estar bem equilibrados e que a água esteja filtrada, a fim de que o robô complete a manutenção para tornar a água perfeitamente saudável.

Os chamados robôs de limpeza podem ser utilizados em piscinas residenciais, comerciais e de qualquer tipo de revestimento. E a Nautilus conta com quatro modelos à sua disposição, que poderão se adequar perfeitamente às suas necessidades. Se sua piscina tem até 11 x 5,5m, os modelos Aspira Max 5310, 5201, 5220 e 7320 são perfeitos para serem utilizados. Todos eles possuem um sistema de coleta de detritos acoplado que facilita o trabalho e deve ser limpo ao final do processo.

Você não precisa se preocupar com a possibilidade de o cabo enroscar no meio da aspiração e travar o robô, pois três dos quatro modelos são equipados com a tecnologia swivel, um sistema antitorção eficiente para evitar esse tipo de problema. Outra vantagem é o peso; os robôs de limpeza Aspira Max da Nautilus são equipamentos muito leves e de fácil manuseio, que proporcionam um resultado de qualidade e economia de energia.

Dentre todos esses benefícios do Aspira Max, além de ser um equipamento que traz a praticidade da automação com uma limpeza extremamente eficaz, você ainda tem total controle do tempo de funcionamento, pois cada modelo conta com um ciclo específico de tempo de atividade de limpeza; e ainda com a vantagem de serem todos muito silenciosos, podendo ser usados a qualquer hora do dia ou da noite.

Algumas vantagens adicionais
Se você é piscineiro, terá mais tempo para incluir outros clientes na sua agenda e aumentar a renda no final do mês. Ou seja, se o trabalho é executado de forma mais rápida e independente, você termina mais cedo e pode dobrar ou triplicar a quantidade de atendimentos.

Sendo piscineiro ou não, com um robô de limpeza Aspira Max você pode faturar com isso, alugando o equipamento quando não estiver em uso. Sendo um profissional, busque colegas de profissão que queiram otimizar o serviço também e ofereça a eles.

Agora, é só investir em produtos que realmente tornarão sua vida mais fácil, a fim de que sobre muito mais tempo para relaxar e curtir sua piscina com a família e amigos. Afinal, é pra isso mesmo que você tem uma piscina, não é?

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.