O frescor da água da piscina naqueles dias quentes de verão tem sua satisfatória importância, pois é uma das saídas pra conseguir vencer o calor dos trópicos com momentos refrescantes e divertidos em família. O tratamento da água nesse período pode ser mais acessível e estar mais na memória do banhista por conta da frequência do uso e, desse modo, a atenção com limpeza, filtração e equilíbrio químico ajudam a manter o controle de pureza da sua piscina.

Mas e quando chegam as estações frias? E quando o outono e o inverno chegam pra bater à sua porta? É aí que a coisa muda um pouco de figura. Passamos a usar menos ou até deixamos de usar a piscina sem tomar as devidas precauções ou cuidados importantes. Alguns até esvaziam a piscina tentando economizar em energia elétrica ou produtos de tratamento e limpeza, mas isso pode trazer ainda mais gastos no futuro, pois a piscina vazia pode trazer ressecamento e rachaduras na estrutura do tanque. Por isso, trazemos a você neste artigo três dicas de tratamento e uma solução master para sua piscina durante os dias frios, as quais te ajudarão a entender e a reagir melhor em favor do seu bolso e da sua saúde nestas condições de clima.

Pode parecer estranho, mas esvaziar a piscina em períodos curtos de dois ou três meses não é a melhor forma de economizar. Isto porque, sempre que se inicia o tratamento de uma água nova, a tendência é gastar mais produtos, como cloro e componentes químicos, além de tempo de energia elétrica com filtração e seu tempo de manuseio de equipamentos até que a água fique própria para uso. Em contrapartida, quando você mantém a água já tratada na piscina, realizando apenas a manutenção periódica necessária e protegendo a água quando do não uso, isso acaba sendo muito mais vantajoso para você; e tudo isso com grande economia de água também.

Entenda agora como é possível fazer tudo isso de bom com a água da sua piscina para que ela traga a você economia além de prazer, conforto e diversão, principalmente se ela estiver localizada ao ar livre e não tiver aquecimento.

DICA 1 | Proteção da água

A capa protetora de piscina é uma das primeiras precauções recomendadas, é um item primordial nos períodos de clima frio, naqueles meses quando a piscina não será usada. Uma capa de qualidade vai proteger sua água de resíduos e sujeiras eventualmente trazidas pelo vento, ou até mesmo poderá evitar a proliferação de larvas de mosquitos, mantendo a água limpa durante todo esse período. Mesmo assim, esta precaução deve estar aliada aos outros tipos de tratamento que vêm a seguir, já que o ambiente fechado e escuro oferecido pela capa protetora torna-se mais propício para a proliferação de algas.

DICA 2 | Tratamento com Cloro

Adianto aqui que o tratamento de cloração da água pode até ter a frequência reduzida por ter o uso da piscina reduzido, mas ele não pode parar em hipótese alguma, devendo manter o residual de cloro com no mínimo 1ppm.

É possível encontrar informações sobre tratamento com cloro em diversos sites pela Internet, mas o que temos para oferecer aqui como dica vai além de tudo o que você já viu ou conhece. É uma excelente maneira de lhe poupar tempo e dinheiro com estocagem e manuseio de cloro seco ou líquido.

A Nautilus desenvolveu um gerador automático de cloro dedicando-se a pesquisa e alta tecnologia. O EasyClor® mantém sua piscina clorada o tempo todo na medida certa contra algas, fungos, bactérias, vírus e até larvas de mosquitos como o Aedes Aegypti, funcionando de modo a gerar o cloro automaticamente por meio de reação química. Após fácil instalação, basta adicionar na água o Sal Especial para Piscina Nautilus (3g de sal para cada litro de água) e configurar o EasyClor® para as configurações exigidas pelas dimensões da sua piscina.

A eletrólise é a reação que transforma a água com sal em água clorada como num passe de mágica durante a filtração. Depois de um tempo, o sal que virou cloro volta a ser sal e o processo reinicia automaticamente. A reposição do sal vai depender das condições de cada piscina, mas em média ocorre a cada quatro meses, em quantidade bem inferior a da primeira adição (cerca de 30%). O painel de controle do EasyClor® vai te mostrar a necessidade ou não desta reposição.

DICA 3 | Filtração da água

O método mais comum de tratamento quando falamos de cuidados com água de piscinas é a filtração, que consiste no tratamento físico da água e corresponde a 50% do tratamento.

O processo de filtração é de fundamental importância no tratamento, pois é ele que realiza a oxigenação da água, retém as partículas em suspensão através da areia contida dentro do filtro e garante a homogeneização adequada dos produtos químicos.

Mesmo nos dias frios, o filtro e todos os equipamentos do sistema de filtração da sua piscina devem continuar protegidos e limpos para funcionar corretamente e preservar sua vida útil. No entanto, o sistema de filtração não precisa ser mantido ligado de 6h a 8h diárias como acontece nos períodos quentes com grande atividade de banhistas. Outono e inverno, quando há baixa frequência ou piscina parada, execute a filtração no mínimo uma vez a cada dois dias. Isso já é suficiente para remover da água as impurezas que ainda assim podem acumular. Conheça a linha de filtros Nautilus!

A SOLUÇÃO MASTER

Esta solução é para aqueles inveterados, que não abrem mão de um bom banho de piscina, mesmo sob um “frio de rachar”. E é nesse “frio de rachar” que você vai poder curtir muito a água da sua piscina em temperatura super agradável, apreciando apenas aquele vaporzinho de fazer inveja ao seu vizinho! As bombas de calor AquaHot® Black Edition da Nautilus vão proporcionar a você e à sua família momentos de prazer imensurável com muito mais economia do que oferecem os sistemas de aquecimento convencionais.

Piscinas aquecidas com AquaHot® Black Edition da Nautilus proporcionam muito mais economia e praticidade quando comparado a outros sistemas de aquecimento do mercado. Elas funcionam por meio da troca de calor do ar ambiente, aquecendo a água quando esta passa pelo interior da bomba. Com as bombas de calor AquaHot® Black Edition da Nautilus você e sua família não vão parar de mergulhar nem mesmo no inverno.

LEMBRE-SE: O uso frequente da piscina, mesmo em dias frios, exigirá de você os cuidados comuns diários com tratamento em filtração, limpeza física e cloração, assim como controle e equilíbrio químico da água. Uso constante, tratamento constante!

Fique tranquilo! Com a Nautilus, você pode relaxar até aqui no nosso site. Pensamos em cada mínimo detalhe pra que você tenha uma experiência de conforto e bem-estar. É por isso que o nosso site passa por milhares de testes todos os dias na busca de brechas de segurança que eventualmente ameaçam o ambiente virtual com ataques reais de hackers.  Nós aqui nos preocupamos com isso e nos preparamos muito para evitar estas ameaças.